Basicamente, o exame andrológico avalia a fertilidade do reprodutor, ou seja, essa investigação irá confirmar ou não o potencial reprodutivo do touro antes da estação de monta.
Exame andrológico em bovinos: entenda a importância
Conseguir a prenhez logo no começo da estação de monta é o que todo pecuarista deseja. No entanto, o sucesso desse importante período depende de uma série de fatores.
Hoje, iremos nos aprofundar num ponto sensível e imprescindível na fase de reprodução: o exame andrológico dos touros que serão usados como reprodutores.
Se você ainda não conhece esse exame ou até já ouviu falar, mas não está por dentro de sua importância para eficiência reprodutiva, é só seguir a leitura!
O que é o exame andrológico?
O que o exame andrológico avalia?
Em linhas gerais, o exame irá verificar:
- a condição física do animal;
- seu histórico de saúde;
- qualidade do sêmen;
- fatores hereditários;
- saúde dos órgãos genitais;
- sistema locomotor.
Todos esses aspectos podem, em algum nível, podem comprometer os índices de fertilidade do rebanho de corte ou de leite.
Como é feito o exame andrológico?
No que diz respeito aos órgãos genitais e estruturas externas do reprodutor, a avaliação ocorre por meio de palpação, inspeção e mensuração testicular.
Já para analisar as características internas do touro, os veterinários e demais profissionais envolvidos utilizam aparelhos ultrassom.
O comportamento do macho próximo a fêmeas no pedido reprodutivo também é verificado.
Qual a importância do exame andrológico?
A realização do exame andrológico é fundamental para a garantia dos resultados ao final da estação de monta em uma propriedade rural.
Devemos sempre lembrar a importância que os touros reprodutores têm em relação à eficiência produtiva do rebanho.
Problemas associados a subfertilidade ou infertilidade causam impacto direto na produtividade, representando perdas significativas nas taxas de concepção dependendo da relação touro/vaca.
Um touro infértil pode representar uma perda de 25 a 50 bezerros no lote, conforme a relação touro/vaca utilizada. Já uma vaca infértil representa a perda de apenas um bezerro, segundo a EMBRAPA.
Dessa forma, precisamos incluir o exame andrológico no calendário das atividades de manejo da propriedade como preparação para a estação de monta, pois ele reflete as condições reprodutivas atuais do reprodutor, lembrando que deve ser realizado exclusivamente por médico veterinário capacitado.
Curso de Capacitação em Andrologia
A CRV, em parceria com o CTA Bravo, oferece a capacitação dos MVs que desejam aprender mais sobre exame andrológico.
O curso capacita o aluno na técnica de coleta de sêmen para avaliação andrológica, muito importante para produtividade nas fazendas.
Em aulas teóricas, o aluno terá todas as informações atualizadas sobre anatomia, fisiologia e técnicas disponíveis para avaliação espermática.
Na prática, desde a técnica de campo para obtenção do sêmen até as análises específicas serão intensamente abordadas. Confira:
- Avaliação andrológica para seleção de reprodutores (aula teórica)
- Técnicas avançadas de avaliação espermática: técnicas a campo x técnicas
- laboratoriais (aula teórica)
- Avaliação Andrológica e análises imediatas do sêmen (aula prática)
- Exame Andrológico e avaliações funcionais do sêmen em condições de campo (aula prática)
- Avaliação da morfologia e concentração espermática (aula teórico-prática)
Iniciando 2023, teremos uma turma do Curso de Capacitação em Andrologia disponível nos dias 02/03 e 03/03, ministrado pelo Prof. Dr. André Crespilho.
O Dr. André tem Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, FMVA-UNESP. É especialista (Programa de Residência) em Fisiopatologia da Reprodução Animal e Obstetrícia Veterinária pela FMVZ-UNESP. Possui mestrado e Doutorado na área de Reprodução Animal, também pela FMVZ-UNESP. Atualmente é Diretor técnico do laboratório VetSemen - Análise de Sêmen para Inseminação Artificial e Supervisor de Qualidade na Central Bela Vista do Grupo CRV.
Ficou com alguma dúvida sobre o curso? Não se preocupe. Estamos on-line no WhatsApp para responder a todas elas!