A importância da adequada verificação do cio e do sêmen
Como parte de seu estudo de PhD em Wageningen UR, a Dra. Roelofs observou atentamente o comportamento das vacas.
O comprimento do cio e a medida em que os animais o mostram variam significativamente de vaca para vaca.
Em média, as vacas permanecem em cio durante cerca de 11 horas e nesse período mostram comportamentos que incluem aumento da micção, vocalização, inquietação, corrimento claro vaginal, cauda erguida, montar em outras vacas, aceitação da monta, entre outros.
A ovulação ocorre cerca de 25 horas após o início do cio, e cerca de 31 horas após os primeiros sinais de cio. Esse oócito permanece viável durante cerca de seis horas após a ovulação.
Assim, durante esse período tem de haver sêmen viável no oviduto para que a fertilização ocorra.
É importante dizer que alguns touros têm capacidade fertilizante melhor do que outros touros. É exatamente por isso que a CRV Global registra a taxa de fertilização para todos os reprodutores.
Esses números são corrigidos para uma comparação justa e expressos numa porcentagem de não retorno por touro.
Através de avaliação estatística disponibilizada pela CRV, é possível predizer o potencial de fertilidade dos reprodutores dentro de programas de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF).
Na Holanda, touros que possuem resultados próximos/superiores à média recebem o selo de fertilidade BullsEye. No Brasil, os touros da bateria de corte são avaliados e os touros com fertilidade acima de média recebem o selo IFert.
A fim de poder calcular o tempo ideal para inseminar, também é necessário o conhecimento sobre o ciclo de vida do sêmen.
"O sêmen ainda não está pronto para fertilização no momento da inseminação", explica a Dra. Roelofs.
"Deve primeiro ser submetido a um processo de maturação na vaca, que demora entre seis e oito horas. Depois disso, as células espermáticas ainda estão suficientemente aptas durante cerca de 24 horas para poderem fertilizar um oócito. Uma inseminação introduz milhões de espermatozoides para que, se alguns morrerem, haja sempre o suficiente para fazer o trabalho".
As células espermáticas têm uma duração de vida consideravelmente mais longa do que os oócitos, o que na prática significa inseminar horas após a observação de cio. Mas tipicamente são inseminadas tarde, de acordo com a Dra. Roelofs.
Com base nisso, ela aconselha a inseminação o mais cedo possível após ter sido observado o cio.
"É bem possível que o cio esteja nas últimas fases quando os produtores detectam pela primeira vez os sinais de uma vaca em cio. Esperar demasiado tempo para a IA após a observação do cio pode ser tarde demais".