“Método de etapa única (single-step)” - um novo modelo de cálculo que aumenta a confiabilidade dos valores genéticos genômicos

singl

A partir da execução do índice de dezembro, o CRV utilizará um novo modelo para estimar os valores genéticos genômicos, o “método de etapa única – single step”. Este novo método de cálculo resultará num aumento na confiabilidade dos valores genéticos para touros jovens e fêmeas jovens em uma média de 11%.

Mais marcadores, informação melhor utilizada

O método de etapa única faz um uso melhor e mais eficiente de todas as informações disponíveis. Além disso, o número de marcadores foi ainda mais ampliado. O desenvolvimento de novos softwares e o aumento do poder de processamento dos computadores tornaram isso possível. O método de etapa única atende a todos os requisitos da Interbull. Isto também foi extensivamente testado comparando os valores genéticos das filhas alcançados por um grande número de touros com os valores genéticos genômicos calculados usando o novo método. Isso revelou que os novos valores genéticos genômicos estavam mais próximos dos valores genéticos das filhas alcançados do que os valores genéticos genômicos calculados usando o método antigo.

Confiabilidade da saúde do casco em 68%

O aumento na confiabilidade dos valores genéticos genômicos não é o mesmo para todas as características. Para o valor genético do tempo de vida, por exemplo, a confiabilidade aumenta de 56 para 78% (+22%), para o valor genético saúde do casco de 39 para 68% (+29%) e para o valor genético pés e pernas, de 64 para 80% (+16%).

tab

O aumento na confiabilidade é mostrado na tabela para uma série de características principais. A confiabilidade do NVI aumenta de 9% para 69%. Para produção e valores genéticos de conformação geral, com o método de etapa única, a confiabilidade aumenta para aproximadamente 80%, para muitas características de saúde e manejo, para 60 a 70%.

Progresso genético mais rápido

A partir de dezembro, o CRV também utilizará o novo modelo de cálculo para estimar os valores genéticos genéticos das fêmeas. Isto também aumentará a confiabilidade dos valores genéticos genômicos das fêmeas jovens. Os produtores de leite podem, portanto, selecionar e tomar decisões de acasalamento com base num nível mais elevado de fiabilidade. Isso resultará em um progresso genético mais rápido em seus rebanhos. Os produtores de leite que testarem o DNA das suas fêmeas obterão melhores informações do que anteriormente.

Novos fenótipos mais fáceis

A introdução do método de etapa única traz mais benefícios. Por exemplo, a partir de dezembro, estarão disponíveis estimativas do valor genético genômico para as características equilíbrio do úbere, habituação de robôs e uma série de problemas de fertilidade e distúrbios metabólicos. O novo método de cálculo também facilitará a introdução de novas características.

Os valores genéticos serão mais estáveis no futuro

Como resultado da introdução do novo método de cálculo, os valores genéticos genómicos dos touros jovens e das fêmeas jovens poderão mudar mais do que o habitual na execução do índice de Dezembro, o que será único.

Estas alterações relativamente significativas devem-se puramente ao novo método de cálculo e não ocorrerão novamente em execuções posteriores do índice. Pelo contrário, uma maior fiabilidade tornará os valores genéticos mais estáveis. Em particular, a transição dos valores genéticos genómicos de touros jovens para valores genéticos baseados no desempenho das filhas será acompanhada por menos mudanças.

Estamos entusiasmados com a introdução do método de cálculo de etapa única, que melhora ainda mais a confiabilidade dos valores genéticos genômicos. Este nível mais elevado de confiabilidade ajuda os produtores de leite a fazer uma criação ainda melhor.

Em resumo:

  • O novo sistema de cálculo aumenta a confiabilidade dos valores genéticos genômicos em uma média de 11%.
  • A confiabilidade da expectativa de vida aumenta em média 22% e a confiabilidade da saúde dos cascos em média 29%.
  • Os valores genéticos genômicos agora também estão disponíveis para habituação de robôs, equilíbrio do úbere, problemas de fertilidade e distúrbios metabólicos.
  • No futuro, flutuações inesperadas nos valores genéticos serão menos comuns. Além disso, a flutuação nos valores genéticos dos valores genômicos para os valores genéticos baseados nas informações da filha será menor.
  • O novo sistema de cálculo terá muito pouco impacto nos valores genéticos dos touros testados pelas filhas.
  • Os produtores de leite que testam o DNA de seus bezerros podem fazer melhores seleções e melhores decisões de acasalamento.