Prova de Eficiência Alimentar da Confraria da Carcaça Nelore melhora índices

cfr

Valores de AOL, EGS e MAR, características de qualidade de carne, foram igualados neste ano.

No âmbito técnico, a Prova de Eficiência Alimentar é um dos eventos mais importantes que a Confraria da Carcaça Nelore realiza durante o ano. Trata-se do momento em que é possível identificar os melhores animais, classificá-los e democratizar a genética através do teste de progênie realizado em seguida da prova.

Para a Confraria, esta prova é a mais completa de todas as existentes no mercado e tem grande foco nas características de qualidade de carne. Antes da prova, é realizada uma pré-classificação muito importante com parâmetros de AOL (Área de Olho de Lombo), EGS (Espessura de Gordura Subcutânea) e MAR (Marmoreio).

Os animais são pré-selecionados na fazenda dos confrades, para que participem da prova e seja medida toda a eficiência alimentar através do CAR (Consumo Alimentar Residual) e do ganho médio diário durante a prova para, então, culminar com a avaliação de juízes e oficialização pela ABCZ.

A avaliação dos juízes é uma avaliação morfológica para verificar se os animais estão enquadrados e terão a capacidade de transmissibilidade de todas as características positivas esperadas, inclusive da qualidade de carne.

Esta prova tem crescido ano a ano em importância e a Confraria tem se dedicado, junto à Central Bela Vista, para fazer uma prova melhor a cada ano. Neste ano, alguns pontos importantes tiveram modificação no índice, dando valores iguais para as três características de qualidade de carne (AOL, EGS e MAR) e retirando o CAR positivo como desclassificante, embora ele ainda tenha um valor alto na composição do índice.

Estas são algumas pequenas modificações feitas pela Confraria, buscando a identificação dos melhores animais, a multiplicação e democratização desses animais entre os confrades e para todos os pecuaristas do Brasil que pensam em melhorar a qualidade de carne.