Como aproveitar a desmama estrategicamente?

Categoria: Boletim Técnico
vacdes

A fase de desmama é caracterizada pelo encerramento da alimentação dos bezerros com leite materno, que é alimentação característica dos mamíferos.

Em condições normais, com o avançar da idade das crias, a próprias vacas impedem que as crias mamem e com isso separam-se e as crias passam a ser independentes do leite materno.

Nos bovinos de corte no Brasil, em média, a desmama é realizada no oitavo mês de idade, podendo ser feito de forma precoce em alguns casos.

De acordo com a concentração da estação de monta no Brasil Central, associado ao período de gestação e mais o período de amamentação, observamos que, em sua maioria, as desmamas ocorrem entre os meses de abril e julho, porém podem variar de março a agosto, dependendo da região onde a fazenda está localizada.

Independentemente da idade, o momento do desmame é um período crítico, principalmente para o bezerro, pois ele deixa de ter a proteção da mãe e tem que se adaptar de forma rápida nesta nova fase da vida. Para minimizar isso, alguns modelos de desmama são utilizados, em alguns casos retira-se parte das vacas do lote, assim os bezerros sentem-se protegidos, e depois de alguns dias são retiradas todas as vacas. Outra opção é a retirada das vacas, deixando apenas os bezerros no pasto em que já estavam, isso diminui o stress dos bezerros, assim eles permanecem no mesmo ambiente. Enfim, existem diversas práticas para minimizar este impacto.

No Boletim de Abril, abordamos não especificamente a desmama, mas sim as ações que devem ser tomadas de acordo com a situação no dia da desmama.

bolabril

Você lê gratuitamente o conteúdo clicando aqui!

Ah! Caso tenha dúvidas sobre esse assunto, ou ainda sugestões para os próximos boletins técnicos, entre em contato pelo e-mail: cassiano.pelle@crv4all.com.br