A pecuária brasileira é uma atividade extremamente diversa, e seu sucesso depende de fatores específicos. Então, afinal, como saber o que considerar quando se escolhe um touro, sendo um produtor que vende bezerros na desmama? Continue a leitura para descobrir!
A fase de desmama é caracterizada pelo encerramento da alimentação dos bezerros com leite materno, que é alimentação característica dos mamíferos.
Em condições normais, com o avançar da idade das crias, a próprias vacas impedem que as crias mamem e com isso separam-se e as crias passam a ser independentes do leite materno.
Nos bovinos de corte no Brasil, em média, a desmama é realizada no oitavo mês de idade, podendo ser feito de forma precoce em alguns casos.
Antes mesmo de entrar no tema propriamente dito, vamos conceituar as diferenças entre os animais precoces e os superprecoces para o claro entendimento, pois no campo o conceito mais utilizado é o das “precoces”, ou então “precocinhas”. Mas, será que quando ouvimos estes dois termos de fontes distintas, estão falando da mesma coisa?
Estamos no período de chuva, época em que há maior disponibilidade e qualidade de forragem, fatores essenciais para atividade reprodutiva das fêmeas.
E muito provavelmente você já deve ter notado que a maioria das fazendas brasileiras está passando pela estação de monta para reprodução de bovinos neste exato momento, seja por exposição ao reprodutor ou por inseminação artificial.
Independentemente da técnica, o objetivo principal é o mesmo: fazer com que as matrizes fiquem gestantes antes do final da estação de monta.
Em média, a estação de monta dura até o final de fevereiro ou março, variando de acordo com a localização da fazenda.
Apesar dos cuidados com o período, o resultado ao final da estação de monta provoca um efeito cascata, com grande impacto na operação financeira da fazenda.
Por esse motivo, criadores e técnicos devem ficar atentos aos índices zootécnicos da propriedade.
Quando falamos em bovinocultura de corte no Brasil, nos deparamos com uma particularidade muito específica, afinal temos produção de pecuária de corte em todas as regiões, desde o sul do Rio Grande de Sul, até o norte do Amapá, do Leste até o extremo Oeste.
Um fator importante e determinante para o sucesso de uma fazenda que produz bezerros, seja ela de cria ou ciclo completo, é o resultado de prenhez ao final da estação de monta, ou mesmo do período de exposição das matrizes aos touros, em fazendas que não têm uma estação de monta mais curta.
Cruzamento Industrial é o processo de acasalamento entre animais de raças diferentes, muitas vezes com a intenção de criar descendentes que compartilhem as características de ambas as linhagens e/ou que produzam um animal com vigor híbrido para melhor saúde e desempenho.