Fêmea que apresentou prenhez positiva com idade entre 16 e 18 meses e apresentou cria viva entre 25 e 30 meses de idade. Geralmente, a fêmea precoce é desafiada em uma estação de monta conhecida como “invertida”, ou seja, ela não acontece junto com a estação de monta normal, mas sim entre os meses de abril e/ou maio, momento em que as fêmeas nascidas da estação de monta normal apresentam por volta de 16 a 18 meses de idade.
Precoce ou Superprecoce
Antes mesmo de entrar no tema propriamente dito, vamos conceituar as diferenças entre os animais precoces e os superprecoces para o claro entendimento, pois no campo o conceito mais utilizado é o das “precoces”, ou então “precocinhas”. Mas, será que quando ouvimos estes dois termos de fontes distintas, estão falando da mesma coisa?
PRECOCE
SUPERPRECOCE
Fêmea que apresentou prenhez positiva com idade entre 12 e 14 meses e que apresentou cria viva antes dos 25 meses de idade. A fêmea precoce é desafiada na mesma estação de monta das vacas, que em média ocorre na primavera/verão, época de maior disponibilidade de forragem e melhores condições alimentares para os animais a campo. Uma recomendação importante é iniciar o desafio da superprecoce um pouco depois das vacas, 30 dias, assim quando parir como primípara, o parto terá acontecido próximo à estação de monta subsequente, podendo ser inseminada novamente antes de perder muita condição corporal.
Esclarecidas as diferenças, qual a melhor opção? Devo fazer precoce ou superprecoce na minha fazenda?
No Boletim de Março esclarecemos essas dúvidas!!
Você lê gratuitamente o conteúdo clicando aqui!
Ah! Caso tenha dúvidas sobre esse assunto, ou ainda sugestões para os próximos boletins técnicos, entre em contato pelo e-mail: cassiano.pelle@crv4all.com.br