Bovinocultura: Conheça os diferentes sistemas de produção do Brasil

Categoria: Boletim Técnico
past

Quando falamos em bovinocultura de corte no Brasil, nos deparamos com uma particularidade muito específica, afinal temos produção de pecuária de corte em todas as regiões, desde o sul do Rio Grande de Sul, até o norte do Amapá, do Leste até o extremo Oeste.

Apesar de tudo isso estar dentro do mesmo país, temos uma imensa variabilidade climática e de biodiversidade, além de possuirmos também as maiores bacias hidrográficas do planeta.

Entre tantos cenários climáticos e hídricos, e com a sazonalidade das forrageiras, dificilmente existirá um sistema de produção de bovino de corte único.

Hoje, o produtor brasileiro conta com diversas técnicas e tecnologias para produção pecuária de acordo com a aptidão de cada área, classificadas em sistemas extensivos, semi-intensivos e intensivos.

Inclusive, a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) publicou em 2005, para o melhor entendimento de como se dá a produção em cada uma destas regiões, “Sistemas de Produção de gado de corte no Brasil: uma descrição com ênfase no regime alimentar e no abate”. Uma verdadeira bíblia sobre o assunto!

A publicação é extensa, mas traz uma visão bem aprofundada sobre a bovinocultura. E como vivemos num mundo cada vez mais acelerado, compilamos, no Boletim de Dezembro, as informações que não podem passar batido em cada um dos sistemas e quais são os utilizados para classificação dos touros pela CRV.

bole

Gostou? Então clique aqui para ler o material completo. Aproveite para baixar o conteúdo no seu dispositivo e enviar para os seus colegas da área.

Queremos ouvir você! Caso tenha ficado alguma dúvida sobre os sistemas de produção na bovinocultura, ou ainda se você tiver sugestões para os próximos boletins técnicos, é só mandar um e-mail para cassiano.pelle@crv4all.com.br