Sistema de Informatização de Coleta na Central Bela Vista

Categoria: Notícias
bv

Implantado na Área de Coleta, sistema capta dados com foco na eliminação de risco de troca de ejaculados dos animais em serviço.

A Área de Coleta 1 da Central Bela Vista recebeu, a partir do final de abril, o Sistema de Informatização de Coleta. Esse sistema foi desenvolvido para captar dados de todos os processos de coleta de sêmen, desde a chegada do touro para pesagem até o envio do ejaculado para o laboratório. Entre os principais objetivos do projeto, estão: evitar troca de ejaculados e viabilizar a criação do banco de dados para análises de melhoria de produtividade.

O Técnico em TI Pleno, Nilton Junior, explica que nesses processos estão incluídas a identificação do touro através da leitura de um chip subcutâneo, a identificação do coletador e auxiliar, o tempo de coleta, o número de saltos, falsas montas, entre outros dados. Além da captação de todas essas informações, esses dados ajudam na tomada de decisão e programação da coleta, escolhendo, assim, o melhor horário e a dupla de coletores para cada touro, de acordo com o índice de performance.

lobs

"É uma grande conquista para a Central Bela Vista, pois agora as coletas realizadas nas duas áreas são feitas com a leitura de identificação dos touros, o que elimina o risco de troca de ejaculados." NILTON JUNIOR, Técnico em TI Pleno

Assim que uma coleta é concluída, os colaboradores dirigem-se a uma das impressoras e emitem uma etiqueta de identificação, que é colada no tubo do ejaculado e, posteriormente, encaminhada para o laboratório.

cel