Eficiência alimentar: o segredo para alavancar sua lucratividade

cowhol

Pensar na lucratividade da sua fazenda é pensar em eficiência alimentar. Afinal, quanto mais os seus bovinos converterem os nutrientes consumidos em produtos comercializados, menores serão os custos de produção.

A eficiência alimentar é uma estratégia altamente discutida entre os pecuaristas que buscam incessantemente por um manejo de trato mais eficiente.

Se identificou, produtor(a)? Então continue a leitura e descubra como alavancar a lucratividade da sua propriedade através da eficiência alimentar.

O que é a eficiência alimentar?

Conforme comentado acima, a eficiência alimentar em bovinos é a capacidade que o animal tem de converter o alimento ingerido em carne ou leite.

Este cálculo pode ser realizado a partir da quantidade de leite produzido, dividido pelo quilo da matéria seca consumida, por exemplo.

Qual a importância da eficiência alimentar?

Indo direto ao ponto, vacas que produzem mais leite consumindo menos ração podem ajudar os produtores de leite em todo o mundo a combater o aumento dos custos de alimentação, que não mostram sinais de redução.

A produção com melhor eficiência alimentar proporciona maiores receitas na propriedade. Além disso, a utilização eficiente da ração também tem um impacto positivo no meio ambiente, pois reduz as emissões de gases de efeito estufa e o uso de recursos escassos.

eff

O papel da genética na eficiência alimentar

A CRV introduziu no mercado um valor genético exclusivo para eficiência alimentar, sendo a única empresa no mundo a basear este valor genético em dados reais de consumo de ração.

De maneira geral, os custos de alimentação representam cerca de 60% de
todos os custos variáveis ​​envolvidos na produção de leite. A reprodução com CRV Eficiência Alimentar pode ajudá-lo a produzir de 2 a 4% mais leite com a mesma quantidade de ração (com base na produção vitalícia de uma vaca).

Espia só esse depoimento do Wilco Vroege, produtor de leite em Dalen, na Holanda.

“Metade de nossos custos totais são para ração. Economizar de 5 a 10% com a criação resulta em ganhos consideráveis”

Agora, já imaginou ter os mesmos resultados na sua fazenda?

ho1

Como ter uma genética de eficiência alimentar comprovada?

A CRV é líder global em genética de eficiência alimentar comprovada. Coletamos dados de consumo de ração de mais de 2.000 vacas em lactação em cinco fazendas leiteiras comerciais todos os dias. Isso dá à CRV 4 milhões de registros de consumo de ração a cada ano. Combinamos essas informações com dados coletados de 9.000 vacas holandesas e flamengas para nos fornecer o valor genético mais confiável do setor e temos a maior população de referência.

Nossa pesquisa mostra que a confiabilidade de nosso valor de reprodução de eficiência alimentar com touros comprovados de filhas CRV é de 85- 90%.

Incrível, não é mesmo?

Como conseguir uma criação de rebanhos leiteiros eficientes e sustentáveis?

Em suma, animais eficientes e sustentáveis ​​beneficiam tanto os produtores de leite quanto o meio ambiente. As vacas criadas com CRV Eficiência Alimentar converterão qualquer tipo de ração em leite de forma mais eficiente.

Podemos dizer que as vacas que usam a alimentação com mais eficiência
também impactam positivamente o meio ambiente, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa e usando menos recursos escassos.

“Ser econômico com a alimentação nunca foi tão importante, especialmente agora com todas as questões urgentes, como emissões de nitrogênio". É o que comenta Gerard Meerkerk, produtor de leite em Emmer-Compascuum, Holanda.

hol2

Como selecionar os animais mais eficientes?

Basicamente, filhas de touros CRV que atualmente pontuam melhor em eficiência alimentar produzirão mais leite com a mesma quantidade de ração. As filhas de um touro com valor genético de 108 produzirão 4% a mais de leite com a mesma quantidade de ração.

Inclusive, você pode otimizar ainda mais suas receitas selecionando as bezerras com maior eficiência alimentar com o programa de testes genômicos HerdOptimizer GO.

À medida que os custos da ração continuam a aumentar, você pode proteger a lucratividade do seu negócio criando um rebanho que converte ração em leite com mais eficiência.

"Usamos 10% menos concentrado do que antes e a produção continua a mesma".

Este resultado incrível é do Thijs van Gastel, produtor de leite na Holanda, e também pode ser seu!

Ficou interessado(a) em genética para eficiência alimentar ou ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Não esquenta, estamos on-line no WhatsApp para conversar com você sobre isso.

Aproveite e confira nosso extenso portfólio de touros com eficiência alimentar clicando AQUI. Neste link você pode filtrar os touros com base em diferentes valores para a característica desejada.

Até a próxima!